LIOFILIZAÇÃO DE VASOS DE ORIGEM SUÍNA PARA MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO
Palavras-chave:
Liofilização, Transplante, tecidos, AnatomiaResumo
No presente trabalho foram testadas as técnicas de liofilização em vasos extraídos de suínos, para a verificação da integridade dos tecidos após a reidratação. Foram utilizados segmentos de artéria aorta e veia cava retirados de um suíno de pequeno porte, para compreender os processos de liofilização, e aplicar técnicas liofilização em vasos sanguíneos de suínos; analisara integridade e/ou possíveis alterações morfológicas e histológicas, antes e após a reidratação analisando posteriormente se os mesmos averiguação da viabilidade do mesmo para armazenamento em longo prazo, mantendo suas condições histológicas próprias para uso em transplantes e auto implantes e principalmente, para acervos de peças anatômicas naturais para estudo. A liofilização é um meio de conservação comprovadamente barato em relação à criopreservação, ela se dá como um processo de secagem de um produto previamente congelado, onde o solvente é removido por sublimação. Os vasos liofilizados sofreram perda de massa considerável vista a olho nu, suas estruturas se tornaram delgadas a nível celular, aumentando o espaço extracelular, porém não houve o comprometimento das estruturas primordiais celulares. Os vasos reidratados tiveram boa recuperação, tornando-se novamente pesados e maleáveis, com suas células de tamanho natural e redução do espaço extracelular, tornando o aspecto geral macroscópico e microscópico, muito similar ao de vasos in natura. O estudo demostrou resultados favoráveis ao desenvolvimento da liofilização em relação a manutenção e conservação de tecidos biológicos, abrindo um leque de possibilidades para futuros estudos revistarem a técnica, podendo assim evoluir o procedimento, para que se possa obter peças com qualidade ainda mais superior.
Palavras chave: Liofilização, Vasos, Conservação, Peças, Naturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado