QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS LEGAIS
Palavras-chave:
gênero, sexualidade, diversidade, aspectos legais.Resumo
Este artigo abordou a respeito do gênero e sexualidade nos aspectos conceituais para entendimento do tema, além de trazê-los a uma apreciação de que modo poderão se apresentar como uma das exigências ao atendimento a requisitos legais e normativos nos processos de avaliação das instituições de ensino superior. Trata-se, valendo-se de reflexões de autores, evidenciar o que, efetivamente, se tem como entendimento de gênero e sexualidade, para elevar a discussão no campo legal e das prerrogativas que enfatizam a ideia de igualdade, de direitos humanos e diversidade que estão presentes na sociedade e que efetivam políticas educacionais que deverão vincular à educação superior algumas obrigatoriedades no que tange ao tratamento dos temas nas práticas formativas. Sabe-se que o caminho para políticas integradas de gênero é uma pretensão ainda distante para a maioria dos organismos de políticas para homens, mulheres e todos os segmentos minoritários em geral ante a administração pública. Conclui-se que as políticas e legislações subjazem nesse contexto como a forma possível na sociedade democrática de obter soluções que se aproximam dos princípios de justiça e de democracia, mas, para isso, como pertencentes ao cenário histórico que se modifica temporalmente, exigem sempre novas reformulações, novos arranjos, novas negociações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RENEFARA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado