QUESTÕES DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES EM TORNO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA IES
Palavras-chave:
Docência Universitária, GêneroResumo
O estudo é resultado de uma análise preliminar das reflexões a partir da relação das questões de gênero presentes no Ensino Superior do curso de Graduação em Educação Física. O presente estudo tem como objetivo analisar, compreender e descrever a partir da relação entre Educação Física, Gênero e Esporte, numa perspectiva dos docentes de uma IES, os possíveis fatores que interferem no ensino aprendizagem dos discentes do curso e a não participação de modo efetivo nas disciplinas esportivas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, possuindo como suporte os questionários aplicados com os professores da Instituição de Ensino Superior supracitada, no primeiro semestre do ano de 2019. Para debater sobre a compreensão dos reais motivos que interferem no desenvolvimento nas práticas esportivas, onde foi observado a partir da coleta de dados que 0 a 15 % não realizam as atividades propostas pelos docentes. Por fim, este estudo apresenta dados preliminares que enfatiza aspectos que pode estar interligados para que não despertem interesse nos acadêmicos em realizar as atividades práticas proposta pelos docentes da Instituição de Ensino Superior.
Palavras-Chave: Educação Física; Gênero; Práticas Esportivas; Instituição de Ensino Superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado