ESTUDO DA CIÊNCIA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4.0 COM ÊNFASE EM MANUFATURA ADITIVA
Resumo
Visando compreender melhor o estado da arte sobre a indústria 4.0, com ênfase em manufatura aditiva foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, conforme a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta "“ Analyses (PRISMA) utilizando como base de dados à plataforma "Science Direct". Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos publicados a partir de 2012 e estudos que detalharam a Revolução 4.0 e as tecnologias também foi explorada nesta pesquisa a interface da indústria 4.0 com a Manufatura Aditiva e seus insumos. Resultados: Dos 326 estudos inicialmente compilados, somente 56 foram elegíveis para esta presente pesquisa de revisão. Conclusão: Os resultados descritos nas publicações evidenciam o aspecto positivo na produção industrial, advindos da Revolução 4.0, em conjunto com os aspectos tecnológicos da Manufatura Aditiva, sendo possível verificar que existe 5 tipos de polímeros termoplásticos que possa ser utilizado pela manufatura aditiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado