O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Psicopedagogia. ensino-aprendizagem. dificuldades de aprendizagem. escola.Resumo
O referido artigo surge com o objetivo de entender melhor o olhar do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem. A escola, por muitos anos seguiu um modelo tradicional, não abrindo espaço para que os alunos com necessidades educacionais especiais se adequassem ao ensino, havendo a exclusão. Baseado nessa realidade, a escola para todos surge para garantir aos alunos, seja ele deficiente ou não, uma educação de qualidade. Apesar da escola adotar um modelo inclusivo nos dias atuais, nada melhor que o olhar do professor e do psicopedagogo para esclarecer se a inclusão da teoria é a mesma que a da prática. A inclusão vai, além de um direito garantido teoricamente na legislação, ela deve ser aplicada na prática escolar. A realidade das práticas pedagógicas inclusivas é um desafio, pois a escola e os professores devem estar aptos para receber esses alunos com necessidades educacionais especiais, sendo assim, é válido citar a formação continuada dos professores na área da inclusão, no qual irá atribuir sentido no processo de ensino e aprendizagem, garantindo a esses alunos portadores de deficiência acesso à educação de qualidade e permanência em um ensino regular. Baseado nesse contexto, considera-se que a escola inclusiva é um desafio a ser vencido atualmente, e é por meio da perspectiva do professor inclusivo que essa realidade será possível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado