ESTUDO DA PRIMEIRA EXPORTAÇÃO PELO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: SEUS BENEFICIOS E MALEFICIOS

Authors

  • Jéssica Veriano
  • Gildeane Maria Cardoso Ribeiro
  • Ferdinando dos Santos Reis

Abstract

O estudo tem como objetivo analisar o desempenho econômico das empresas, usando ferramentas e tecnologias, a fim de levar seus produtos e serviços em maior expansão das quais já existem. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica realizada por meio de livros e artigos, com uma abordagem qualitativa. Como resultado, percebe-se que a competitividade frente aos concorrentes nacionais e internacionais é um desafio para qualquer empreendimento independente da área de atuação, viver o mundo dos negócios. Diante do cenário atual, devido a pandemia COVID- 19, empresas de diversos segmentos têm buscado freneticamente corresponder às expectativas e exigências dos clientes, como expandir suas vendas online assim, evitando impactos negativos que superem uma crise financeira, apresentando ao cliente uma maneira rápida, segura de compra, assegurando a confiança em expor dados pessoais em sites, sem sair do conforto de seus aparelhos digitais, oferecendo uma nova experiência de compra, com um bom planejamento logísticos, a saber que o atendimento é primordial. Assim, pode-se dizer que o trabalho, apurou a importância da utilização das ferramentas de inteligência de mercado, a fim de contribuir para analisar informações externas para orientar decisões estratégicas, seja de marketing e vendas, seja de produtos ou serviços.

Published

2022-09-09

Issue

Section

Resumo Expandido