A GESTÃO ESCOLAR E A QUALIDADE DO ENSINO NO BRASIL

Autores

  • Marlúcia Martins Faculdade Araguaia

Palavras-chave:

Gestão, escola, democracia, qualidade.

Resumo

Este artigo bibliográfico faz um estudo sobre a gestão escolar, e a respeito da sua importância para uma educação de qualidade. Nesse sentido, analisamos as concepções e aspectos históricos da administração, bem como os princípios da gestão escolar no Brasil e a qualidade de ensino. A sociedade passa por grandes transformações globais, dessa forma a escola deve estar preparada para capacitar os indivíduos no enfrentamento de tais mudanças. E a organização da gestão escolar é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade. A pesquisa aqui realizada fundamenta-se nas ideias dos seguintes autores: CHIAVENATO, (2000); LIBÂNEO, (2000, 2012, 2013); LUCK, (2010); SANDER, (2007), dentre outros. Ao concluirmos esta pesquisa percebemos que a gestão é o eixo norteador da escola, pois, além da organização, ela deve buscar envolver toda comunidade escolar nas tomadas de decisões e projetos da escola.

Biografia do Autor

Marlúcia Martins, Faculdade Araguaia

Discente de Pedagogia da Faculdade Araguaia

Downloads

Edição

Seção

Artigo