RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: ENTRAVES E POSSIBILIDADES

Fabiane Rodrigues Alves de Lisboa, José Firmino de Oliveira Neto

Resumo


A família é o primeiro contato da criança com o meio social, onde a mesma apreende e desenvolve sua personalidade com valores morais e sociais desde os primeiros anos de sua vida. Ao longo do seu crescimento, a criança, precisa de maior apoio e outras aprendizagens, que só a escola é capaz de oferecer. Assim, ambas as instituições sociais, devem juntas garantir os direitos da criança, dando suporte e proporcionando condições para seu pleno desenvolvimento psicossocial. Portanto, este trabalho questiona: Como a relação família-escola tem se efetivado na contemporaneidade? Objetivando apreender as dinâmicas (des)estruturantes da relação família-escola. Nesse viés, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em estudos bibliográficos. A estruturação da relação família-escola se mostra como um desafio que deve ser enfrentado por todos os envolvidos no processo educativo, desenvolvendo novas ou resgatando antigas relações entre essas instituições sociais com a finalidade de cooperação entre as partes para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Portanto, evidenciamos que o professor é figura essencial para que essa relação aconteça, facilitando a aproximação da família com a vida escolar das crianças, e dando oportunidade as primeiras de serem ouvidas, e participarem ativamente das ações e projetos da escola.


Palavras-chave


instituição escolar; relação família-escola; professorado.

Texto completo:

VOL16-3-RE-1


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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