RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: ENTRAVES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Fabiane Rodrigues Alves de Lisboa Centro Universitário Araguaia.
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia.

Palavras-chave:

instituição escolar, relação família-escola, professorado.

Resumo

A família é o primeiro contato da criança com o meio social, onde a mesma apreende e desenvolve sua personalidade com valores morais e sociais desde os primeiros anos de sua vida. Ao longo do seu crescimento, a criança, precisa de maior apoio e outras aprendizagens, que só a escola é capaz de oferecer. Assim, ambas as instituições sociais, devem juntas garantir os direitos da criança, dando suporte e proporcionando condições para seu pleno desenvolvimento psicossocial. Portanto, este trabalho questiona: Como a relação família-escola tem se efetivado na contemporaneidade? Objetivando apreender as dinâmicas (des)estruturantes da relação família-escola. Nesse viés, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em estudos bibliográficos. A estruturação da relação família-escola se mostra como um desafio que deve ser enfrentado por todos os envolvidos no processo educativo, desenvolvendo novas ou resgatando antigas relações entre essas instituições sociais com a finalidade de cooperação entre as partes para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Portanto, evidenciamos que o professor é figura essencial para que essa relação aconteça, facilitando a aproximação da família com a vida escolar das crianças, e dando oportunidade as primeiras de serem ouvidas, e participarem ativamente das ações e projetos da escola.

Biografia do Autor

Fabiane Rodrigues Alves de Lisboa, Centro Universitário Araguaia.

Pedagoga pelo Centro Universitário Araguaia.

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Tem experiência em Educação, com enfoque no currículo escolar, formação de professores e movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino. Participa da pesquisa -O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, 2009/2014-, vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

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Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Resumos Expandidos Apresentados na IX Semana de Educação da UniAraguaia