RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: ENTRAVES E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Fabiane Rodrigues Alves de Lisboa Centro Universitário Araguaia.
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia.

Palabras clave:

instituição escolar, relação família-escola, professorado.

Resumen

A família é o primeiro contato da criança com o meio social, onde a mesma apreende e desenvolve sua personalidade com valores morais e sociais desde os primeiros anos de sua vida. Ao longo do seu crescimento, a criança, precisa de maior apoio e outras aprendizagens, que só a escola é capaz de oferecer. Assim, ambas as instituições sociais, devem juntas garantir os direitos da criança, dando suporte e proporcionando condições para seu pleno desenvolvimento psicossocial. Portanto, este trabalho questiona: Como a relação família-escola tem se efetivado na contemporaneidade? Objetivando apreender as dinâmicas (des)estruturantes da relação família-escola. Nesse viés, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em estudos bibliográficos. A estruturação da relação família-escola se mostra como um desafio que deve ser enfrentado por todos os envolvidos no processo educativo, desenvolvendo novas ou resgatando antigas relações entre essas instituições sociais com a finalidade de cooperação entre as partes para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Portanto, evidenciamos que o professor é figura essencial para que essa relação aconteça, facilitando a aproximação da família com a vida escolar das crianças, e dando oportunidade as primeiras de serem ouvidas, e participarem ativamente das ações e projetos da escola.

Biografía del autor/a

Fabiane Rodrigues Alves de Lisboa, Centro Universitário Araguaia.

Pedagoga pelo Centro Universitário Araguaia.

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Tem experiência em Educação, com enfoque no currículo escolar, formação de professores e movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino. Participa da pesquisa -O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, 2009/2014-, vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

Publicado

2022-02-24

Número

Sección

Resumos Expandidos Apresentados na IX Semana de Educação da UniAraguaia