O PAPEL DA BRINCADEIRA NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo o estudo, reflexão e análise sobre o Brincar enquanto atividade principal no período pré-escolar e suas contribuições na aprendizagem e desenvolvimento infantil. A teoria Sócio-Histórico-Cultural, ancorada no materialismo histórico dialético, embasa os estudos de autores que fazem referência ao brincar, tais como VIGOTSKI (2008), Luria (1991), LEONTIEV (2006), BARBOSA (1997) e TEIXEIRA (2009), que serviu de fundamentação teórica para compreender o estudo da Brincadeira como um dos elementos essenciais para a constituição da Zona de Desenvolvimento Iminente[1], e que a brincadeira assume importante papel nas atividades psíquicas da criança, pois promove a apropriação da cultura e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Palavras-chave
Texto completo:
VOL16-3-RE-4Direitos autorais 2022 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436