JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÁS

Maria Carolina Santos Damasio Monteiro, Lorena Borges Almeida, José Firmino de Oliveira Neto

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral apreender as concepções dos(as) professores(as) da EI, no espaço de uma instituição pública da região metropolitana de Aparecida de Goiânia, Goiás, acerca dos jogos e brincadeiras. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho exploratória, pautada na abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário, de onde extraiu-se as concepções dos(as) professores(as). Posteriormente, realizou-se a análise dos dados por meio da Análise de Conteúdo Descritiva. O jogo e a brincadeira na Educação Infantil têm um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança. Mediante as colocações das professoras, foi possível empreender que coadunam com o emprego de jogos e brincadeiras no espaço da Educação Infantil, enquanto atividades sistematizadas e mediadas pelas mesmas, em vista, de um processo de ensino-aprendizagem que também se configura autônomo, em busca do pleno e significativo desenvolvimento da criança.


Palavras-chave


Jogos; brincadeiras; lúdico; educação infantil.

Texto completo:

VOL16-3-RE-8


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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