JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO COM PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÁS

Autores

  • Maria Carolina Santos Damasio Monteiro Uniaraguaia
  • Lorena Borges Almeida Centro Universitário Araguaia
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia.

Palavras-chave:

Jogos, brincadeiras, lúdico, educação infantil.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral apreender as concepções dos(as) professores(as) da EI, no espaço de uma instituição pública da região metropolitana de Aparecida de Goiânia, Goiás, acerca dos jogos e brincadeiras. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho exploratória, pautada na abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário, de onde extraiu-se as concepções dos(as) professores(as). Posteriormente, realizou-se a análise dos dados por meio da Análise de Conteúdo Descritiva. O jogo e a brincadeira na Educação Infantil têm um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança. Mediante as colocações das professoras, foi possível empreender que coadunam com o emprego de jogos e brincadeiras no espaço da Educação Infantil, enquanto atividades sistematizadas e mediadas pelas mesmas, em vista, de um processo de ensino-aprendizagem que também se configura autônomo, em busca do pleno e significativo desenvolvimento da criança.

Biografia do Autor

Maria Carolina Santos Damasio Monteiro, Uniaraguaia

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Araguaia.

Lorena Borges Almeida, Centro Universitário Araguaia

Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Araguaia.

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Tem experiência em Educação, com enfoque no currículo escolar, formação de professores e movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino. Participa da pesquisa -O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, 2009/2014-, vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

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Publicado

2022-02-24

Edição

Seção

Resumos Expandidos Apresentados na IX Semana de Educação da UniAraguaia