MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Leonardo Pereira Santa Cecília, Wellington Rodrigues dos Reis Edmundo, Aparecida Maria de Almeida Barros, Cláudia Tavares do Amaral

Resumo


Este estudo tem o objetivo de analisar como a concepção teórico-metodológica materialista histórico-dialética pode ser instrumento para compreensão e interpretação das realidades educacionais, sendo o referencial teórico na pesquisa em educação escolar. O materialismo histórico-dialético caracteriza-se como um método de investigação que se estrutura na realidade social da vida dos indivíduos. Esse movimento espiral e dinâmico do pensamento possibilita um aprofundamento nas concepções e nos fundamentos que estruturam a vida e a organização social humana ao longo do tempo e da história. Sendo assim, pela percepção sensorial e pelo movimento da contradição, torna-se possível investigar a educação por intermédio de um método teórico-prático que possibilita ao pesquisador a ampliação dos horizontes e das perspectivas experimentais.


Palavras-chave


Teoria Histórico-Cultural; Dialética; Educação.

Texto completo:

VOL18-2-ART-1


Direitos autorais 2023 REVISTA UNIARAGUAIA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar