MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Dialética, Educação.Resumo
Este estudo tem o objetivo de analisar como a concepção teórico-metodológica materialista histórico-dialética pode ser instrumento para compreensão e interpretação das realidades educacionais, sendo o referencial teórico na pesquisa em educação escolar. O materialismo histórico-dialético caracteriza-se como um método de investigação que se estrutura na realidade social da vida dos indivíduos. Esse movimento espiral e dinâmico do pensamento possibilita um aprofundamento nas concepções e nos fundamentos que estruturam a vida e a organização social humana ao longo do tempo e da história. Sendo assim, pela percepção sensorial e pelo movimento da contradição, torna-se possível investigar a educação por intermédio de um método teórico-prático que possibilita ao pesquisador a ampliação dos horizontes e das perspectivas experimentais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado