MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores/as

  • Leonardo Pereira Santa Cecília Universidade Federal de Catalão
  • Wellington Rodrigues dos Reis Edmundo Universidade Federal de Catalão
  • Aparecida Maria de Almeida Barros Universidade Federal de Catalão
  • Cláudia Tavares do Amaral Universidade Federal de Catalão http://orcid.org/0000-0003-2859-9353

Palabras clave:

Teoria Histórico-Cultural, Dialética, Educação.

Resumen

Este estudo tem o objetivo de analisar como a concepção teórico-metodológica materialista histórico-dialética pode ser instrumento para compreensão e interpretação das realidades educacionais, sendo o referencial teórico na pesquisa em educação escolar. O materialismo histórico-dialético caracteriza-se como um método de investigação que se estrutura na realidade social da vida dos indivíduos. Esse movimento espiral e dinâmico do pensamento possibilita um aprofundamento nas concepções e nos fundamentos que estruturam a vida e a organização social humana ao longo do tempo e da história. Sendo assim, pela percepção sensorial e pelo movimento da contradição, torna-se possível investigar a educação por intermédio de um método teórico-prático que possibilita ao pesquisador a ampliação dos horizontes e das perspectivas experimentais.

Biografía del autor/a

Cláudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão


Publicado

2023-10-09

Número

Sección

Artigos