ENSINO DE HISTÓRIA E A QUESTÃO AFROBRASILEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Palavras-chave:
História, Cultura afro-brasileira, Currículo.Resumo
O presente texto tem como foco a análise do processo de recepção da questão afro-brasileira no campo educacional. O problema básico é como se deu o reconhecimento da herança da escravidão expressa no racismo e a formulação de políticas e práticas educacionais para combatê-lo. Nossa hipótese é que somente o aprimoramento das práticas educacionais rumo à igualdade racial será capaz de equacionar os males derivados da herança da escravidão. O objetivo do presente texto foi examinar a trajetória do debate político-institucional sobre a questão afro-brasileira e sua articulação com a educação. Esperamos contribuir para desenvolver o debate em torno dos erros e acertos sobre o tema no campo escolar e os rumos a seguir com vistas ao acolhimento a nível das mentalidades do fato do multiculturalismo que permeia nossa sociedade. Do ponto de vista metodológico foi empreendida abordagem qualitativa, construída através de pesquisa bibliográfica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado