ENSINO DE HISTÓRIA E A QUESTÃO AFROBRASILEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores/as

Palabras clave:

História, Cultura afro-brasileira, Currículo.

Resumen

O presente texto tem como foco a análise do processo de recepção da questão afro-brasileira no campo educacional. O problema básico é como se deu o reconhecimento da herança da escravidão expressa no racismo e a formulação de políticas e práticas educacionais para combatê-lo. Nossa hipótese é que somente o aprimoramento das práticas educacionais rumo à igualdade racial será capaz de equacionar os males derivados da herança da escravidão. O objetivo do presente texto foi examinar a trajetória do debate político-institucional sobre a questão afro-brasileira e sua articulação com a educação. Esperamos contribuir para desenvolver o debate em torno dos erros e acertos sobre o tema no campo escolar e os rumos a seguir com vistas ao acolhimento a nível das mentalidades do fato do multiculturalismo que permeia nossa sociedade. Do ponto de vista metodológico foi empreendida abordagem qualitativa, construída através de pesquisa bibliográfica.


Biografía del autor/a

Samuel Correa Duarte, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998 - 2001). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002 - 2004). Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014-2016). Mestre em História pela Universidade Federal do Amapá (2021-2023). Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2017-2022). Estágio em doutorado sanduíche na Universidade do Porto-PT (2018-2019).

Publicado

2024-02-19

Número

Sección

Artigos