CONSTRUTIBILIDADE EM PROJETOS ESTRUTURAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
Algumas características de projeto podem ser determinantes na variação de produtividade. Então, conhecer os fatores influenciadores da produtividade pode balizar inúmeras decisões de projeto, favorecendo a construtibilidade. Uma das barreiras para a implantação do conceito de construtibilidade é a dificuldade de mensurar seus benefícios, onde a indústria da construção ainda necessita de métodos para análise e medição de construtibilidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar, com a realização de uma de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), o estado da arte do conhecimento sobre construtibilidade voltados a projetos estruturais, de forma consubstanciar o tema. A pesquisa foi realizada em três bases: Scopus, Web of Science e Science Direct. Após a etapa de seleção, que foi realizada mediante critérios previamente estabelecidos, foram obtidos 22 artigos aderentes aos critérios de inclusão. Foi possível constatar, com a análise de redes de coocorrência dos dados bibliográficos, a formação de três clusters. A RSL realizada no presente artigo permitiu obter um entendimento geral, bem como obter mapeamento abrangente dos principais estudos relacionados a construtibilidade de projetos estruturais existentes da literatura. A RSL também possibilitou a classificação dos principais objetos de estudo relacionados a construtibilidade em estrutura: estrutura em geral, formas, estrutura metálica, armação e estrutura de madeira. Além disso, foi possível concluir que as principais metodologias de pesquisa adotadas entre os pesquisadores para análise de construtibilidade foi a entrevista estruturada e Analytic Hierarchy Process (AHP).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado