O DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM UMA CULTURA SECULARIZADA

Autores

  • Tarek Chaher Kalaoun Centro Universitário Araguaia
  • Ruan Fillipe PUC-GO

Resumo

Religião versus Ciência, uma existe sem a outra? Qual sua importância? Estas questões sempre inquietaram a humanidade e levaram o homem às mais diversas experiências, na seara da Fé e da Ciência. A importância do Crer para a existência humana. Tanto a Ciência quanto a Religião são importantes para humanidade, já que elas fazem parte da construção e organização social. O artigo propõe como objetivo principal compreender a relação entre ciência e religião, através de metodologia de revisão de literatura propomos em verificar como a Bíblia foi utilizada para fundamentar sua superioridade em relação a ciência, descrever uma possibilidade de diálogo e relacionar qual o lugar propício para construção desse diálogo. Dividido em duas partes, a primeira estabelece historicamente a suposta “guerra” entre ambas e verifica como a Bíblia é usada e colocada como superior a Ciência. Na segunda parte o processo de secularização permite a construção de um diálogo por intermédio da ecoteologia, por isso em virtude do reducionismo sobre a temática foi importante ressaltar a importância da universidade como lócus para iniciar a construção do diálogo proposto. Enfim, nas considerações finais apresentamos neste trabalho que a relação entre Ciência e Religião apesar de conturbada e reducionista ocorre através da ecoteologia, que a histórica guerra entre ambas permitiu a usurpação da política sobre a temática, o fundamentalismo é um atraso para contribuição da construção de um diálogo construído tanto quanto cristianismo quanto com o islamismo. A temática tem sua limitação por ser alguns assuntos sensíveis ao serem tratados por ambos.

Palavras- Chave: Ciência. Religião. Diálogo. Ecoteologia.

Biografia do Autor

Tarek Chaher Kalaoun, Centro Universitário Araguaia

Mestre em Ciências da religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Especialista em Ciências Exatas com ênfase em formação de professores (2004) e graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Católica de Goiás (2003). Foi Professor Horista na Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professor na UniAraguaia.

Ruan Fillipe , PUC-GO

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO). Mestrado na linha de pesquisa de dinâmica da paisagem, dando enfase nas modificações e nos conflitos que ocorrem nas denominadas bacias hidrográficas urbanas que se encontram na cidade de Belém. Possui experiência na área de educação.

Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos