O DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM UMA CULTURA SECULARIZADA
Resumen
Religião versus Ciência, uma existe sem a outra? Qual sua importância? Estas questões sempre inquietaram a humanidade e levaram o homem às mais diversas experiências, na seara da Fé e da Ciência. A importância do Crer para a existência humana. Tanto a Ciência quanto a Religião são importantes para humanidade, já que elas fazem parte da construção e organização social. O artigo propõe como objetivo principal compreender a relação entre ciência e religião, através de metodologia de revisão de literatura propomos em verificar como a Bíblia foi utilizada para fundamentar sua superioridade em relação a ciência, descrever uma possibilidade de diálogo e relacionar qual o lugar propício para construção desse diálogo. Dividido em duas partes, a primeira estabelece historicamente a suposta “guerra” entre ambas e verifica como a Bíblia é usada e colocada como superior a Ciência. Na segunda parte o processo de secularização permite a construção de um diálogo por intermédio da ecoteologia, por isso em virtude do reducionismo sobre a temática foi importante ressaltar a importância da universidade como lócus para iniciar a construção do diálogo proposto. Enfim, nas considerações finais apresentamos neste trabalho que a relação entre Ciência e Religião apesar de conturbada e reducionista ocorre através da ecoteologia, que a histórica guerra entre ambas permitiu a usurpação da política sobre a temática, o fundamentalismo é um atraso para contribuição da construção de um diálogo construído tanto quanto cristianismo quanto com o islamismo. A temática tem sua limitação por ser alguns assuntos sensíveis ao serem tratados por ambos.
Palavras- Chave: Ciência. Religião. Diálogo. Ecoteologia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado