O DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM UMA CULTURA SECULARIZADA

Autores/as

  • Tarek Chaher Kalaoun Centro Universitário Araguaia
  • Ruan Fillipe da Silva Gomes PUC-GO

Resumen

Religião versus Ciência, uma existe sem a outra? Qual sua importância? Estas questões sempre inquietaram a humanidade e levaram o homem às mais diversas experiências, na seara da Fé e da Ciência. A importância do Crer para a existência humana. Tanto a Ciência quanto a Religião são importantes para humanidade, já que elas fazem parte da construção e organização social. O artigo propõe como objetivo principal compreender a relação entre ciência e religião, através de metodologia de revisão de literatura propomos em verificar como a Bíblia foi utilizada para fundamentar sua superioridade em relação a ciência, descrever uma possibilidade de diálogo e relacionar qual o lugar propício para construção desse diálogo. Dividido em duas partes, a primeira estabelece historicamente a suposta “guerra” entre ambas e verifica como a Bíblia é usada e colocada como superior a Ciência. Na segunda parte o processo de secularização permite a construção de um diálogo por intermédio da ecoteologia, por isso em virtude do reducionismo sobre a temática foi importante ressaltar a importância da universidade como lócus para iniciar a construção do diálogo proposto. Enfim, nas considerações finais apresentamos neste trabalho que a relação entre Ciência e Religião apesar de conturbada e reducionista ocorre através da ecoteologia, que a histórica guerra entre ambas permitiu a usurpação da política sobre a temática, o fundamentalismo é um atraso para contribuição da construção de um diálogo construído tanto quanto cristianismo quanto com o islamismo. A temática tem sua limitação por ser alguns assuntos sensíveis ao serem tratados por ambos.

Palavras- Chave: Ciência. Religião. Diálogo. Ecoteologia.

Biografía del autor/a

Tarek Chaher Kalaoun, Centro Universitário Araguaia

Mestre em Ciências da religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Especialista em Ciências Exatas com ênfase em formação de professores (2004) e graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Católica de Goiás (2003). Foi Professor Horista na Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professor na UniAraguaia.

Ruan Fillipe da Silva Gomes, PUC-GO

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO). Mestrado na linha de pesquisa de dinâmica da paisagem, dando enfase nas modificações e nos conflitos que ocorrem nas denominadas bacias hidrográficas urbanas que se encontram na cidade de Belém. Possui experiência na área de educação.

Publicado

2024-12-31

Número

Sección

Artigos