RELATO DE EXPERIÊNCIA FRENTE ÀS ATIVIDADES REALIZADAS PELO NÚCLEO DE ESTUDO SOBRE O ENSINO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: CAMINHOS PARA INCLUSÃO

Autores

  • Eline Dias Mendes CENTRO UNIVERSITÁRIO ARAGUAIA
  • Fabiano Cavalcante Dias Filho
  • Eizecson Batista da Paz
  • Jheniffer da Silva Campos
  • Jessica da Silva Campos
  • Gabriela Carvalho Mizuno

Resumo

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2024), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, mas apesar de representarem boa parte da população, enfrentam dificuldades no cotidiano pela falta de inclusão mesmo após a promulgação de Decretos, resoluções, recomendações entre outros. Diante do exposto, o objetivo foi relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos, profissionais e membros do INCLUI que participaram das atividades internas e ações sociais e extensionistas realizadas pelo Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência (INCLUI) no decorrer do semestre de 2024. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa e descritiva e os resultados alcançados foram positivos, tendo em vista que, os discentes e docentes obtiveram conhecimento teórico e prático aprofundado sobre Educação Inclusiva em diversos aspectos, permitindo desenvolver um pensamento crítico e reflexivo, bem como a reconhecer seus principais desafios e as perspectivas para um olhar de atenção aos indivíduos, visando a integralidade e equidade. Além disso, essas ações e atividades de extensão contribuíram de forma significativa para a inclusão e acessibilidade de acadêmicos e comunidade em geral.

Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos