EDUCAÇÃO E LIBERDADE EM ROUSSEAU

Silvana Bollis

Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo o princípio da liberdade como pressuposto para aformação do homem autônomo em Rousseau. Considerando-se os textos: Discurso sobre a origem eos fundamentos da desigualdade entre os homens, Emílio e do Contrato social, pretende-se contribuircom as discussões ao demonstrar que os processos educativos na abordagem Rousseauniana estãosempre focalizados na noção de liberdade considerada constitutiva do espírito do homem. Verifica-seque a liberdade assume uma posição central, o fio condutor que remete à compreensão do autor, que apreconiza como norma sem a qual somos destituídos da condição de humanidade. A teoria deRousseau oferece elementos para a contraposição aos “pedagogismos” equivocados que tem umavisão reducionista da educação por atribuir-lhe a função única de atender à s demandas do mercado detrabalho, negligenciando a questão humanista. Este artigo coloca em evidência o princípio daliberdade em Rousseau como exigência ética a que a educação deve responder com o despertar dasconsciências, condição sine qua non para pensar o verdadeiro sentido da educação do homemautônomo, para a construção de uma sociedade fundada na igualdade e somente desta formaverdadeiramente humanizada.

Palavras-chave


O presente trabalho tem como objeto de estudo o princípio da liberdade como pressuposto para a formação do homem autônomo em Rousseau. Considerando-se os textos: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Emílio e do Contrat

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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