EDUCAÇÃO E LIBERDADE EM ROUSSEAU
Palavras-chave:
O presente trabalho tem como objeto de estudo o princípio da liberdade como pressuposto para a formação do homem autônomo em Rousseau. Considerando-se os textos, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, Emílio e do ContratResumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo o princípio da liberdade como pressuposto para aformação do homem autônomo em Rousseau. Considerando-se os textos: Discurso sobre a origem eos fundamentos da desigualdade entre os homens, Emílio e do Contrato social, pretende-se contribuircom as discussões ao demonstrar que os processos educativos na abordagem Rousseauniana estãosempre focalizados na noção de liberdade considerada constitutiva do espírito do homem. Verifica-seque a liberdade assume uma posição central, o fio condutor que remete à compreensão do autor, que apreconiza como norma sem a qual somos destituídos da condição de humanidade. A teoria deRousseau oferece elementos para a contraposição aos “pedagogismos” equivocados que tem umavisão reducionista da educação por atribuir-lhe a função única de atender à s demandas do mercado detrabalho, negligenciando a questão humanista. Este artigo coloca em evidência o princípio daliberdade em Rousseau como exigência ética a que a educação deve responder com o despertar dasconsciências, condição sine qua non para pensar o verdadeiro sentido da educação do homemautônomo, para a construção de uma sociedade fundada na igualdade e somente desta formaverdadeiramente humanizada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado