ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE GENÉTICA

Tatiane Cristina da Silva, Aline Helena da Silva Cruz, Rodrigo da Silva Santos, Lorena Cardoso Cintra

Resumo


Dúvida constante dentro do ensino de ciências é a relevância do ensino de conceitos científicos para o processo, tanto de aprendizagem de conceitos científicos, quanto para o próprio processo alfabetizador, e de como se daria metodologicamente esse ensino dado a diferença dos processos cognitivos da criança. Partindo desse questionamento, o presente trabalho, através de um resgate bibliográfico, que tem por abordagem a alfabetização cientifica e o lúdico no ensino dos conceitos científicos, como de genética, tem por objetivo mostrar não só o ensino de ciências nas series iniciais como a possibilidade de o fazê-lo tendo como metodologia o lúdico e a criatividade. Para isso, metodologias adequadas, aliadas à aquisição do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização cientifica, e esta última para a vida cotidiana de qualquer indivíduo, já que leva ciência para o mundo prático desde muito cedo nas series iniciais.

Palavras-chave


Genética; Alfabetização científica; Métodos lúdicos; Divulgação científica

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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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