ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE GENÉTICA
Palavras-chave:
Genética, Alfabetização científica, Métodos lúdicos, Divulgação científicaResumo
Dúvida constante dentro do ensino de ciências é a relevância do ensino de conceitos científicos para o processo, tanto de aprendizagem de conceitos científicos, quanto para o próprio processo alfabetizador, e de como se daria metodologicamente esse ensino dado a diferença dos processos cognitivos da criança. Partindo desse questionamento, o presente trabalho, através de um resgate bibliográfico, que tem por abordagem a alfabetização cientifica e o lúdico no ensino dos conceitos científicos, como de genética, tem por objetivo mostrar não só o ensino de ciências nas series iniciais como a possibilidade de o fazê-lo tendo como metodologia o lúdico e a criatividade. Para isso, metodologias adequadas, aliadas à aquisição do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização cientifica, e esta última para a vida cotidiana de qualquer indivíduo, já que leva ciência para o mundo prático desde muito cedo nas series iniciais.Downloads
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado