ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE GENÉTICA

Autores/as

  • Tatiane Cristina da Silva
  • Aline Helena da Silva Cruz
  • Rodrigo da Silva Santos
  • Lorena Cardoso Cintra

Palabras clave:

Genética, Alfabetização científica, Métodos lúdicos, Divulgação científica

Resumen

Dúvida constante dentro do ensino de ciências é a relevância do ensino de conceitos científicos para o processo, tanto de aprendizagem de conceitos científicos, quanto para o próprio processo alfabetizador, e de como se daria metodologicamente esse ensino dado a diferença dos processos cognitivos da criança. Partindo desse questionamento, o presente trabalho, através de um resgate bibliográfico, que tem por abordagem a alfabetização cientifica e o lúdico no ensino dos conceitos científicos, como de genética, tem por objetivo mostrar não só o ensino de ciências nas series iniciais como a possibilidade de o fazê-lo tendo como metodologia o lúdico e a criatividade. Para isso, metodologias adequadas, aliadas à aquisição do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização cientifica, e esta última para a vida cotidiana de qualquer indivíduo, já que leva ciência para o mundo prático desde muito cedo nas series iniciais.

Número

Sección

Artigos