MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA: FUNDAMENTAÇÃO (NEO)LIBERAL PARA O CAMPO EDUCACIONAL

Flávio Reis Santos

Resumo


O objetivo do presente estudo é apontar as ações empreendidas nas últimas décadas pelos defensores e partidários do liberalismo econômico no campo da educação em direção ao que denominamos modernização conservadora, orientada para a preservação e propagação da fundamentação teórico-ideológica (neo)liberal e para assegurar a reprodução das desigualdades socioeconômicas. Investigamos algumas concepções para construir uma síntese do projeto de modernização conservadora da sociedade capitalista, mais especificamente, da educação utilizada como instrumento de difusão de conceitos e princípios, hábitos, valores e costumes para assegurar a manutenção do status quo. Na medida em que a modernização conservadora realiza a sua missão de reordenação social e cultural do sistema, atinge os objetivos de suas propostas políticas para o campo educacional, visto que a sua despolitização representa a concretização das premissas mercadológicas e do consenso, consequência das transformações produzidas pelos novos padrões socioculturais estabelecidos pela assimilação do discurso dominante difundido na sociedade contemporânea.


Palavras-chave


Modernização Conservadora, (Neo)Liberalismo, (Neo)Conservadorismo, Educação.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar