MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA: FUNDAMENTAÇÃO (NEO)LIBERAL PARA O CAMPO EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Modernização Conservadora, (Neo)Liberalismo, (Neo)Conservadorismo, Educação.

Resumo

O objetivo do presente estudo é apontar as ações empreendidas nas últimas décadas pelos defensores e partidários do liberalismo econômico no campo da educação em direção ao que denominamos modernização conservadora, orientada para a preservação e propagação da fundamentação teórico-ideológica (neo)liberal e para assegurar a reprodução das desigualdades socioeconômicas. Investigamos algumas concepções para construir uma síntese do projeto de modernização conservadora da sociedade capitalista, mais especificamente, da educação utilizada como instrumento de difusão de conceitos e princípios, hábitos, valores e costumes para assegurar a manutenção do status quo. Na medida em que a modernização conservadora realiza a sua missão de reordenação social e cultural do sistema, atinge os objetivos de suas propostas políticas para o campo educacional, visto que a sua despolitização representa a concretização das premissas mercadológicas e do consenso, consequência das transformações produzidas pelos novos padrões socioculturais estabelecidos pela assimilação do discurso dominante difundido na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor e Doutor pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás 9PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/GEPEC/UEG).

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos