Ensino de Ácidos e Bases: uma experiência vivenciada na EJA

Maria Cecília dos Santos Vieira, Sandra Regina Longhin

Resumo


A experimentação no Ensino de Química deve propiciar a compreensão da química como ciência e seu desenvolvimento deve conduzir à apropriação de conceitos científicos. Este trabalho é proveniente de uma pesquisa que envolveu a participação de estudantes do 2º período da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública localizada em Goiânia (GO), onde foram desenvolvidas atividades experimentais demonstrativas para o estudo dos conceitos de ácido e base de acordo com a teoria de Arrhenius. Partindo do pressuposto de que a Educação de Jovens e Adultos volta-se principalmente para ações compensatórias, destaca-se a importância de atividades que envolvam os saberes diversos dos estudantes e da abordagem de conceitos químicos de forma contextualizada. Os impactos das atividades experimentais realizadas permitiram o desenvolvimento de reflexões críticas sobre propostas facilitadoras para o Ensino de Química, o planejamento das aulas e a seleção de materiais de qualidade com potencial de contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

Vol14-art-4


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Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



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