Ensino de Ácidos e Bases: uma experiência vivenciada na EJA
Resumo
A experimentação no Ensino de Química deve propiciar a compreensão da química como ciência e seu desenvolvimento deve conduzir à apropriação de conceitos científicos. Este trabalho é proveniente de uma pesquisa que envolveu a participação de estudantes do 2º período da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública localizada em Goiânia (GO), onde foram desenvolvidas atividades experimentais demonstrativas para o estudo dos conceitos de ácido e base de acordo com a teoria de Arrhenius. Partindo do pressuposto de que a Educação de Jovens e Adultos volta-se principalmente para ações compensatórias, destaca-se a importância de atividades que envolvam os saberes diversos dos estudantes e da abordagem de conceitos químicos de forma contextualizada. Os impactos das atividades experimentais realizadas permitiram o desenvolvimento de reflexões críticas sobre propostas facilitadoras para o Ensino de Química, o planejamento das aulas e a seleção de materiais de qualidade com potencial de contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado