Ensino de Ácidos e Bases: uma experiência vivenciada na EJA

Autores/as

  • Maria Cecília dos Santos Vieira Faculdade Araguaia
  • Sandra Regina Longhin Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumen

A experimentação no Ensino de Química deve propiciar a compreensão da química como ciência e seu desenvolvimento deve conduzir à apropriação de conceitos científicos. Este trabalho é proveniente de uma pesquisa que envolveu a participação de estudantes do 2º período da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública localizada em Goiânia (GO), onde foram desenvolvidas atividades experimentais demonstrativas para o estudo dos conceitos de ácido e base de acordo com a teoria de Arrhenius. Partindo do pressuposto de que a Educação de Jovens e Adultos volta-se principalmente para ações compensatórias, destaca-se a importância de atividades que envolvam os saberes diversos dos estudantes e da abordagem de conceitos químicos de forma contextualizada. Os impactos das atividades experimentais realizadas permitiram o desenvolvimento de reflexões críticas sobre propostas facilitadoras para o Ensino de Química, o planejamento das aulas e a seleção de materiais de qualidade com potencial de contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Maria Cecília dos Santos Vieira, Faculdade Araguaia

Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014), Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2016) e Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2017). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Técnico, Superior e em Tutoria na modalidade de Educação à Distância. Atuou em Laboratório de Equivalência Farmacêutica especialmente no controle de qualidade, em Laboratório de Ciências e na prestação de serviços técnico-químicos especializados. É professora adjunto da Faculdade Araguaia, ministrando disciplinas relacionadas à Química e Bioquímica.

Sandra Regina Longhin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1979), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1980), mestrado em Química Analítica pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Química Analítica e Inorgânica pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia, e professora Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos temas poluentes emergentes, resíduos químicos e gerenciamento de resíduos. Na área de Ensino de Química e Educação Ambiental atua no Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG na Formação de Professores para o Ensino de Química, em Educação Inclusiva, em Educação Ambiental. Atualmente coordena o Projeto Multidisciplinar Física/Matemática/Química do Pibid da PUC Goiás.

Publicado

2019-03-07

Número

Sección

Artigos