A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PARA MINISTRAR AULAS À ALUNOS SURDOS, UM ESTUDO DE CAS

Gabrielle Nicodemo Wilkinson Vizcaino, Hélcio Marques Júnior

Resumo


Desde 2002 a Libras - Língua Brasileira de Sinais - se tornou 2º Idioma Oficial do Brasil e uma garantia como 1ª língua de surdos, garantindo o direito destes à intérpretes e à educação em Libras. Entretanto, apesar da existência de escolas inclusivas e bilíngues português-Libras tanto para ensino fundamental como médio para surdos, a educação de nível superior ainda se encontra incapaz de atender surdos e às suas necessidades espeíficas de aprendizagem de forma satisfatória devido ao despreparo dos professores. Assim, o estudo de caso tinha o objetivo de verificar se a especialização em Docência Universitária de uma IES de Goiânia procurava preparar os alunos para ensinarem alunos surdos, através do ensino de Libras ou de metodologias espeíficas, utilizando um questionário formulado através de pesquisa bibliográfica sobre as metodologias recomendadas para o ensino de surdos. Os resultados demonstraram que, embora parte dos alunos estejam abertos à aprenderem o necessário para melhorar a inclusão, a IES não ofereceu o ensino dessas ferramentas na especialização, permitindo a conclusão que há espaço para a IES melhorar a especialização através da inclusão de Libras ou das metodologias recomendadas para o aprendizado de surdos em seu currículo.

Palavras-chave


Docência Universitária; ensino de surdos; formação de professores

Texto completo:

Vol15-2-art-2


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista UniAraguaia - ISSN: 2676-0436



SalvarSalvarSalvarSalvar