A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PARA MINISTRAR AULAS À ALUNOS SURDOS, UM ESTUDO DE CAS
Palavras-chave:
Docência Universitária, ensino de surdos, formação de professoresResumo
Desde 2002 a Libras - Língua Brasileira de Sinais - se tornou 2º Idioma Oficial do Brasil e uma garantia como 1ª língua de surdos, garantindo o direito destes à intérpretes e à educação em Libras. Entretanto, apesar da existência de escolas inclusivas e bilíngues português-Libras tanto para ensino fundamental como médio para surdos, a educação de nível superior ainda se encontra incapaz de atender surdos e às suas necessidades espeíficas de aprendizagem de forma satisfatória devido ao despreparo dos professores. Assim, o estudo de caso tinha o objetivo de verificar se a especialização em Docência Universitária de uma IES de Goiânia procurava preparar os alunos para ensinarem alunos surdos, através do ensino de Libras ou de metodologias espeíficas, utilizando um questionário formulado através de pesquisa bibliográfica sobre as metodologias recomendadas para o ensino de surdos. Os resultados demonstraram que, embora parte dos alunos estejam abertos à aprenderem o necessário para melhorar a inclusão, a IES não ofereceu o ensino dessas ferramentas na especialização, permitindo a conclusão que há espaço para a IES melhorar a especialização através da inclusão de Libras ou das metodologias recomendadas para o aprendizado de surdos em seu currículo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado