A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PARA MINISTRAR AULAS À ALUNOS SURDOS, UM ESTUDO DE CAS

Autores/as

Palabras clave:

Docência Universitária, ensino de surdos, formação de professores

Resumen

Desde 2002 a Libras - Língua Brasileira de Sinais - se tornou 2º Idioma Oficial do Brasil e uma garantia como 1ª língua de surdos, garantindo o direito destes à intérpretes e à educação em Libras. Entretanto, apesar da existência de escolas inclusivas e bilíngues português-Libras tanto para ensino fundamental como médio para surdos, a educação de nível superior ainda se encontra incapaz de atender surdos e às suas necessidades espeíficas de aprendizagem de forma satisfatória devido ao despreparo dos professores. Assim, o estudo de caso tinha o objetivo de verificar se a especialização em Docência Universitária de uma IES de Goiânia procurava preparar os alunos para ensinarem alunos surdos, através do ensino de Libras ou de metodologias espeíficas, utilizando um questionário formulado através de pesquisa bibliográfica sobre as metodologias recomendadas para o ensino de surdos. Os resultados demonstraram que, embora parte dos alunos estejam abertos à aprenderem o necessário para melhorar a inclusão, a IES não ofereceu o ensino dessas ferramentas na especialização, permitindo a conclusão que há espaço para a IES melhorar a especialização através da inclusão de Libras ou das metodologias recomendadas para o aprendizado de surdos em seu currículo.

Biografía del autor/a

Gabrielle Nicodemo Wilkinson Vizcaino

Graduação em Biologia pela UFG em 2016; MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Araguaia em 2018 e Pós-Graduação em Docência Universitária também pela Faculdade Araguaia, em 2019. Cursando Relações Internacionais pela UFG com previsão de término ao final de 2020.

Hélcio Marques Júnior, Faculdade Araguaia e Pontifícia Universidade Católica de Goiás

ossui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2009) e graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Especialização em Docência Universitária (2010) e Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é professor titular do curso de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Pedagogia da Faculdade Araguaia, onde faz parte como membro do núcleo Docente Estruturante (NDE), professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Engenharia Ambiental . Tem experiência na área de Ecologia, Biologia Geral, Desenvolvimento Sustentável, Arborização Pública e Educação Ambiental, Educação e Saúde Publica.

Publicado

2020-09-01

Número

Sección

Artigos