A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19 E OS DESAFIOS ÀS NOVAS MODALIDADES DE ENSINO
Keywords:
COVID-19, Ensino Remoto, Educação SuperiorAbstract
Já é convencional que a maneira de ensinar e de aprender, por conta da Pandemia do Covid-19, encontrou espaço na remotividade do ensino, modelo em que professores e alunos tiveram que se adaptar abruptamente, principalmente os estudantes universitários das áreas rurais, dos sertões ou de aldeias indígenas. O objetivo desse artigo é analisar como vem se processando o ensino superior atualmente e salientar os desafios à prática docente diante das novas configurações de educação que são mediadas por tecnologias digitais. O estudo partiu de uma revisão bibliográfica de publicações científicas que formaram um referencial teórico para as discussões, no sentido de identificar se a modalidade de ensino não presencial necessita de adequação às necessidades dos educandos do ensino superior; refletiu-se, também, sobre as implicações sociais e políticas do ensino remoto e sobre a docência universitária na pandemia, com sobrecarga de trabalho dos professores e pouco espaço para o seu desenvolvimento profissional. O que se pode perceber é que são vários os desafios a serem enfrentados, dentre eles: a falta da democratização do acesso à internet e do uso das tecnologias nas residências brasileiras; o distanciamento das interações professor-aluno; a necessária adaptação pedagógica para a realização do ensino remoto; o compromisso com a formação do aluno e o reconhecimento da qualidade da docência como facilitadora do ensino e aprendizagemDownloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.