A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19 E OS DESAFIOS ÀS NOVAS MODALIDADES DE ENSINO

Autores/as

Palabras clave:

COVID-19, Ensino Remoto, Educação Superior

Resumen

Já é convencional que a maneira de ensinar e de aprender, por conta da Pandemia do Covid-19, encontrou espaço na remotividade do ensino, modelo em que professores e alunos tiveram que se adaptar abruptamente, principalmente os estudantes universitários das áreas rurais, dos sertões ou de aldeias indígenas. O objetivo desse artigo é analisar como vem se processando o ensino superior atualmente e salientar os desafios à prática docente diante das novas configurações de educação que são mediadas por tecnologias digitais. O estudo partiu de uma revisão bibliográfica de publicações científicas que formaram um referencial teórico para as discussões, no sentido de identificar se a modalidade de ensino não presencial necessita de adequação às necessidades dos educandos do ensino superior; refletiu-se, também, sobre as implicações sociais e políticas do ensino remoto e sobre a docência universitária na pandemia, com sobrecarga de trabalho dos professores e pouco espaço para o seu desenvolvimento profissional. O que se pode perceber é que são vários os desafios a serem enfrentados, dentre eles: a falta da democratização do acesso à internet e do uso das tecnologias nas residências brasileiras; o distanciamento das interações professor-aluno; a necessária adaptação pedagógica para a realização do ensino remoto; o compromisso com a formação do aluno e o reconhecimento da qualidade da docência como facilitadora do ensino e aprendizagem

Biografía del autor/a

Francisca Rodrigues Francisca, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora e Mestre e Comunicação e Semiotica.  Professora da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Tocantinópolis. 

Autora do Livro: Da Sedução de Ensinar. do desejo de aprender: (inter)mediações no processo ensino-aprendizagem.

Liliane Rodrigues de Almeida Menezes, Faculdade Católica Dom Orione

Mestrado em Educação profissional pela Universidade federal do Tocantins; Professora da Faculdade Católica Dom Orione

Elizângela Silva de Souza Moura, Faculdade Católica Dom Orione

Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Professora da Faculdade Católica Dom Orione

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Publicado

2021-12-09

Número

Sección

Dossiê Docência Universitária