O CORDEL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA NA EJA
Keywords:
Cordel, Cidadania, Leitura e escrita.Abstract
Esse texto apresenta um relato de experiência das ações desenvolvidas no estágio curricular obrigatório da Faculdade de Educação da UFG no ano de 2018, acontecido em uma Escola Municipal situada na região sul de Goiânia em uma turma de primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi proposto para nove alunos da 3ª serie a execução do projeto de ensino-aprendizagem intitulado "O cordel como estratégia pedagógica para o incentivo à leitura e escrita na Eaja", esse projeto teve por objetivos: aprimorar a leitura e a escrita por meio do gênero cordel, desenvolver o reconhecimento do gênero cordel para a ampliação da visão crítica através da literatura e incentivar o gosto pela leitura. Para a condução do projeto foi essencial compreender os conceitos de Educação, cidadania e prática da liberdade presentes na obra de: FREIRE (1980), CHARLOT (2000) e MOYSÉS (1994). Tais estudos propiciaram a compreensão da importância da prática da leitura e da escrita como ferramenta ativa no processo de ação e reflexão da linguagem como prática social inclusiva. Esse projeto nos oportunizou considerar ainda que a participação efetiva e o engajamento dos alunos foram importantes para a condução do projeto. Os resultados alcançados nos fez adquirir maior reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e melhor compreensão acerca das especificidades da ação docente na Eaja. Ao utilizarmos da literatura de cordel enquanto estratégia pedagógica criativa foi possível oportunizar aos alunos o contato com a leitura e a escrita poética, repleta de personagens e de culturas diversas, cujas temáticas foram atreladas à realidade e aos problemas da vida cotidiana da turma. A temática abordada no cordel contemplou temas como: trabalho, cidadania e o cotidiano dos alunos, e suscitou a importância do processo de letramento e alfabetização como forma de emancipação e autonomia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.