A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR VINCULADAS A GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO
Keywords:
Qualidade de Ensino nas Instituições de Educação Superior (IES), Políticas Públicas, Grupos Educacionais, Governança Corporativa.Abstract
Objetiva este trabalho realizar uma análise dos Relatórios de Administração e das Notas Explicativas dos quatro Grupos Educacionais Privados, com fins lucrativos, de capital aberto e listados na bolsa de valores, que oferecem graduação em nível superior. Este artigo consiste na análise do formato de redação destes documentos, se estes documentos estão em conformidade e aderência às políticas e parâmetros de qualidade exarados pelo Ministério de Educação e de Compliance da Comissão de Valores Mobiliários. A revisão compreende que as empresas de capital aberto submetem a sua Gestão Empresarial a critérios de Governança Corporativa obrigatoriamente instituídos nestes quatro Grupos Educacionais, e que estes relatórios deverão oferecer aos seus leitores, uma percepção clara se estes relatórios refletirão a evolução e/ou involução da qualidade de ensino e riscos inerentes caso esta performance de qualidade não seja atendida. A mensuração de qualidade destes relatórios foi por meio da combinação de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa documental através da análise dos documentos disponíveis no site da Bolsa de Valores (BM&F-Bovespa). Os resultados da pesquisa identificaram amplo e abrangente material com várias oportunidades de melhoria a serem consideradas para a padronização da redação destes relatórios. Desta forma, estes relatórios darão ao leitor a percepção se houve efetividade, eficácia e eficiência do Modelo Acadêmico destes Grupos Empresariais e se conseguiram a desejada Qualidade Acadêmica amparada pelos indicadores de qualidade do INEP/MEC.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.