A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR VINCULADAS A GRUPOS EDUCACIONAIS DE CAPITAL ABERTO

Autores/as

  • Jose Luis Wilkinson Vizcaino Banco Bradesco
  • Karla Kellem de Lima Centro Universitário Araguaia
  • Gabrielle Nicodemo Wilkinson Vizcaino Sem afiliações no momento http://orcid.org/0000-0002-5977-1251

Palabras clave:

Qualidade de Ensino nas Instituições de Educação Superior (IES), Políticas Públicas, Grupos Educacionais, Governança Corporativa.

Resumen

Objetiva este trabalho realizar uma análise dos Relatórios de Administração e das Notas Explicativas dos quatro Grupos Educacionais Privados, com fins lucrativos, de capital aberto e listados na bolsa de valores, que oferecem graduação em nível superior. Este artigo consiste na análise do formato de redação destes documentos, se estes documentos estão em conformidade e aderência às políticas e parâmetros de qualidade exarados pelo Ministério de Educação e de Compliance da Comissão de Valores Mobiliários. A revisão compreende que as empresas de capital aberto submetem a sua Gestão Empresarial a critérios de Governança Corporativa obrigatoriamente instituídos nestes quatro Grupos Educacionais, e que estes relatórios deverão oferecer aos seus leitores, uma percepção clara se estes relatórios refletirão a evolução e/ou involução da qualidade de ensino e riscos inerentes caso esta performance de qualidade não seja atendida. A mensuração de qualidade destes relatórios foi por meio da combinação de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa documental através da análise dos documentos disponíveis no site da Bolsa de Valores (BM&F-Bovespa). Os resultados da pesquisa identificaram amplo e abrangente material com várias oportunidades de melhoria a serem consideradas para a padronização da redação destes relatórios. Desta forma, estes relatórios darão ao leitor a percepção se houve efetividade, eficácia e eficiência do Modelo Acadêmico destes Grupos Empresariais e se conseguiram a desejada Qualidade Acadêmica amparada pelos indicadores de qualidade do INEP/MEC.

Biografía del autor/a

Jose Luis Wilkinson Vizcaino, Banco Bradesco

Especialização em Docência Universitária pela Faculdade Araguaia. Funcionário no banco Bradesco.

Karla Kellem de Lima, Centro Universitário Araguaia

Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Alves Faria (2009) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Especialista em Educação Ambiental, Docência Universitária e MBA em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching. Atualmente é Docente da Faculdade Araguaia nos cursos de Gestão Comercial, Administração e Ciências Contábeis e Professora substituta do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado a Educação da UFG.

Gabrielle Nicodemo Wilkinson Vizcaino, Sem afiliações no momento

Graduação em Biologia pela UFG em 2016; MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Faculdade Araguaia em 2018 e Pós-Graduação em Docência Universitária também pela Faculdade Araguaia, em 2019. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2023-01-17

Número

Sección

Artigos