USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Authors

Keywords:

Educação, Saúde, Metodologias Ativas.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica do tipo narativa, acerca dos temas: Educação, Saúde, Metodologias Ativas, sua importância e aplicabilidade no processo de ensino-aprendizagem e no aperfeiçoamento profissional da área da educação em saúde. A metodologia adotada consistiu na busca de materiais impressos e no formato eletrônico relacionados à temática: Educação, Saúde e Metodologias Ativas como instrumento de trabalho e capacitação profissional. A coleta do material ocorreu no período de janeiro a julho de 2022. A pesquisa bibliográfica foi realizada em duas etapas. A primeira fase do estudo iniciou-se com a seleção dos descritores, da área da saúde, definidos conforme a lista DeCS, os quais foram: "Education"; "Health" e "Active Methodologies", associados aos descritores "Language and Hearing Sciences" com o intuito de otimizar a especificidade das publicações. Foram selecionados portais de busca: Portal da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os bancos de dados utilizados foram: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS), para captação dos periódicos utilizados no estudo. Assim como também foram utilizadas as bases de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e do Google Acadêmico. Conclui-se ratificando que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, na área da educação em saúde, estão sendo incluídas e discutidas na literatura nacional e internacional cujo propósito é de contribuir com a formação teórica e prática profissional.

Author Biography

Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça, Universidade Federal do Pará

Doutora em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ); Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ). Bacharelado em Nutrição (UFRJ) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Unicersidaded Salgado de Oliveira (UNIVERSO-RJ). Diretora dos Serviços de Alimentação Estudantil - DISAE/SAEST/UFPA. Líder do grupo de pesquisa GSAN; Desenvolve ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Gestão em Serviços de Alimentação, Saúde Coletiva e Animal. Parecerista ad hoc e avaliadora de periódicos e livros nacionais. Membro efetivo do Comitê de Ética e Pesquisa da FHCGV.

Published

2024-11-01

Issue

Section

Articles