USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Palabras clave:
Educação, Saúde, Metodologias Ativas.Resumen
O presente estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica do tipo narativa, acerca dos temas: Educação, Saúde, Metodologias Ativas, sua importância e aplicabilidade no processo de ensino-aprendizagem e no aperfeiçoamento profissional da área da educação em saúde. A metodologia adotada consistiu na busca de materiais impressos e no formato eletrônico relacionados à temática: Educação, Saúde e Metodologias Ativas como instrumento de trabalho e capacitação profissional. A coleta do material ocorreu no período de janeiro a julho de 2022. A pesquisa bibliográfica foi realizada em duas etapas. A primeira fase do estudo iniciou-se com a seleção dos descritores, da área da saúde, definidos conforme a lista DeCS, os quais foram: "Education"; "Health" e "Active Methodologies", associados aos descritores "Language and Hearing Sciences" com o intuito de otimizar a especificidade das publicações. Foram selecionados portais de busca: Portal da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os bancos de dados utilizados foram: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS), para captação dos periódicos utilizados no estudo. Assim como também foram utilizadas as bases de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e do Google Acadêmico. Conclui-se ratificando que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, na área da educação em saúde, estão sendo incluídas e discutidas na literatura nacional e internacional cujo propósito é de contribuir com a formação teórica e prática profissional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado