O TRABALHO DAS PROFESSORAS DE CMEI´S: UMA LEITURA PSICODIÂMICA
Keywords:
Professoras, Educação Infantil, Psicodinâmica do TrabalhoAbstract
O artigo apresenta uma pesquisa acerca do trabalho das professoras que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Tem o objetivo de descrever a Organização do Trabalho destas profissionais, analisando como os seus aspectos promovem vivências de prazer-sofrimento. O método foi embasado na Psicodinâmica do Trabalho (PDT), e investigou a Organização do Trabalho de dez professoras que trabalham em CMEIs há, pelo menos, cinco anos. Os achados da pesquisa foram: rotina intensa, com ritmo acelerado, sem pausas, metas inalcançáveis, condições físicas, materiais insuficientes em ambientes insalubres, e invasão do trabalho na vida familiar e lazer. Com relação às relações de trabalho, encontrou-se: gestão burocrática, fechada, pouco espaço para negociações, fiscalização constante e falta de apoio, aspectos que atrapalham a convivência entre trabalhadores, promovendo vivências coletivas desarmoniosas. A precarização da Organização do Trabalho foi evidenciada.
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