O TRABALHO DAS PROFESSORAS DE CMEI´S: UMA LEITURA PSICODIÂMICA
Palavras-chave:
Professoras, Educação Infantil, Psicodinâmica do TrabalhoResumo
O artigo apresenta uma pesquisa acerca do trabalho das professoras que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Tem o objetivo de descrever a Organização do Trabalho destas profissionais, analisando como os seus aspectos promovem vivências de prazer-sofrimento. O método foi embasado na Psicodinâmica do Trabalho (PDT), e investigou a Organização do Trabalho de dez professoras que trabalham em CMEIs há, pelo menos, cinco anos. Os achados da pesquisa foram: rotina intensa, com ritmo acelerado, sem pausas, metas inalcançáveis, condições físicas, materiais insuficientes em ambientes insalubres, e invasão do trabalho na vida familiar e lazer. Com relação às relações de trabalho, encontrou-se: gestão burocrática, fechada, pouco espaço para negociações, fiscalização constante e falta de apoio, aspectos que atrapalham a convivência entre trabalhadores, promovendo vivências coletivas desarmoniosas. A precarização da Organização do Trabalho foi evidenciada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado