O TRABALHO DAS PROFESSORAS DE CMEI´S: UMA LEITURA PSICODIÂMICA

Autores

  • Luciana Garrido Silva Borges Canuto Pedagogia (2008) Esp. Psicopedagogia (2010) Psicologia Universo (2018) Mestre em Psicologia do Trabalho Puc Go (2021)
  • Kátia Barbosa Macêdo Barbosa Macêdo Professora Titular Puc Goiás https://orcid.org/0000-0001-9656-8079
  • Isabelle Rocha Arão Rocha Arão Professora Uniaraguaia

Palavras-chave:

Professoras, Educação Infantil, Psicodinâmica do Trabalho

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa acerca do trabalho das professoras que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Tem o objetivo de descrever a Organização do Trabalho destas profissionais, analisando como os seus aspectos promovem vivências de prazer-sofrimento. O método foi embasado na Psicodinâmica do Trabalho (PDT), e investigou a Organização do Trabalho de dez professoras que trabalham em CMEIs há, pelo menos, cinco anos. Os achados da pesquisa foram: rotina intensa, com ritmo acelerado, sem pausas, metas inalcançáveis, condições físicas, materiais insuficientes em ambientes insalubres, e invasão do trabalho na vida familiar e lazer. Com relação às relações de trabalho, encontrou-se: gestão burocrática, fechada, pouco espaço para negociações, fiscalização constante e falta de apoio, aspectos que atrapalham a convivência entre trabalhadores, promovendo vivências coletivas desarmoniosas. A precarização da Organização do Trabalho foi evidenciada.

 

Biografia do Autor

Luciana Garrido Silva Borges Canuto, Pedagogia (2008) Esp. Psicopedagogia (2010) Psicologia Universo (2018) Mestre em Psicologia do Trabalho Puc Go (2021)

 

Pedagoga, Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia,

Mestre em Psicologia do Trabalho com ênfase em Psicodinâmica do Trabalho docente na Educação Infantil.

Professora Regente na SecretariaMunicipal de Educação de Goiânia desde 2021, Coordenadora Pedagógica (2010 -2018), Coordenatora Disciplinar (2020).

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Artigos