PERSPECTIVAS DA DEPENDÊNCIA NA VELHICE: PECULIARIDADES E IMPLICAÇÕES DAS DINÂMICAS SOCIAIS E SOCIOECONÔMICAS

Authors

Keywords:

Envelhecimento, Apoio Social, Qualidade de Vida.

Abstract

O envelhecimento humano é um processo multifacetado que abrange não apenas mudanças físicas e cognitivas, mas também implicações nas dinâmicas sociais e socioeconômicas. Este estudo teve como objetivo investigar as especificidades da dependência no contexto do envelhecimento, considerando fatores contextuais como representações sociais e características socioeconômicas. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão narrativa da literatura, foram analisados 29 estudos disponíveis em bancos de dados como SciELO e Google Acadêmico. Os resultados destacam a influência das representações sociais sobre a velhice, que vão desde as percepções individuais até a formulação de políticas públicas. Foi observada uma relação direta entre a qualidade da rede de apoio social do indivíduo e as vulnerabilidades relacionadas à dependência. Além disso, evidenciou-se que mudanças nas dinâmicas sociais e econômicas, como a transição para a aposentadoria e a escassez de recursos socioeconômicos, podem aumentar a dependência dos idosos. Conclui-se que há uma interação significativa entre as atribuições sociais e o nível socioeconômico do indivíduo no contexto da dependência. Nessa conjuntura, tais variáveis podem mitigar as capacidades de cuidado e representar riscos para a autonomia e qualidade de vida dos idosos. Essas descobertas ressaltam a importância de políticas e intervenções que considerem esses aspectos para promover um envelhecimento saudável e com maior qualidade de vida.

Author Biographies

Thais da Silva Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Larissa Fernandes Camargo, Universidade Cruzeiro do Sul

Economista. Graduada pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Ana Paula Santos Soares de Paula, Universidade São Judas Tadeu

Advogada. Graduada em Letras e em Direito. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Published

2024-11-01

Issue

Section

Articles