PERSPECTIVAS DA DEPENDÊNCIA NA VELHICE: PECULIARIDADES E IMPLICAÇÕES DAS DINÂMICAS SOCIAIS E SOCIOECONÔMICAS
Palabras clave:
Envelhecimento, Apoio Social, Qualidade de Vida.Resumen
O envelhecimento humano é um processo multifacetado que abrange não apenas mudanças físicas e cognitivas, mas também implicações nas dinâmicas sociais e socioeconômicas. Este estudo teve como objetivo investigar as especificidades da dependência no contexto do envelhecimento, considerando fatores contextuais como representações sociais e características socioeconômicas. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão narrativa da literatura, foram analisados 29 estudos disponíveis em bancos de dados como SciELO e Google Acadêmico. Os resultados destacam a influência das representações sociais sobre a velhice, que vão desde as percepções individuais até a formulação de políticas públicas. Foi observada uma relação direta entre a qualidade da rede de apoio social do indivíduo e as vulnerabilidades relacionadas à dependência. Além disso, evidenciou-se que mudanças nas dinâmicas sociais e econômicas, como a transição para a aposentadoria e a escassez de recursos socioeconômicos, podem aumentar a dependência dos idosos. Conclui-se que há uma interação significativa entre as atribuições sociais e o nível socioeconômico do indivíduo no contexto da dependência. Nessa conjuntura, tais variáveis podem mitigar as capacidades de cuidado e representar riscos para a autonomia e qualidade de vida dos idosos. Essas descobertas ressaltam a importância de políticas e intervenções que considerem esses aspectos para promover um envelhecimento saudável e com maior qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA UNIARAGUAIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado