AVALIAÇÃO ENQUANTO PROCESSO: UM OLHAR SOBRE AS DISCIPLINAS DE PROJETO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Authors

  • Lucas Alves dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Luana Machado dos Santos Centro Universitário Araguaia
  • Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima Universidade Federal de Goiás

Keywords:

evaluation, architectural design, architecture education, learning

Abstract

This study aims to analyze the evaluation process in design studio courses within the Architecture and Urbanism program, considering its contribution to student learning. The research adopts a qualitative approach and was conducted through a literature review, document analysis, and the administration of a semi-structured questionnaire to students and faculty members. The study is characterized as a survey, with data collection taking place between March 29 and April 10, 2025. It investigated the assessment practices adopted in design studios, the criteria used by instructors, and students’ perceptions regarding the fairness, clarity, and effectiveness of evaluations. The results reveal gaps in the evaluation process, such as the absence of objective criteria and limited feedback for continuous learning. Based on the data collected, the study proposes guidelines to improve evaluation practices in design studio courses, making them more formative, transparent, and aligned with the principles of meaningful learning.

Author Biographies

Lucas Alves dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), especialista em Docência Universitária e Mestrando em Projeto e Cidade pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Processos e Tecnologias de Projeto e Planejamento. Integra o grupo de estudos em Tecnologia da Arquitetura para Ciências Agrárias (TACA/UFG) e o Núcleo de Pesquisa em Materiais Sustentáveis e Fibras Naturais (NUPMAT/UEG). Atua no ensino superior como tutor acadêmico no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com atividades voltadas à orientação didático-pedagógica e acompanhamento discente. Desenvolve pesquisa voltada à reabilitação sustentável de edifícios ociosos em Goiânia por meio de retrofit, com foco na reconfiguração para uso habitacional, articulando critérios construtivos, adequação espacial e compatibilidade normativa. Coordena o grupo de estudos independente em Legislação Urbanística e Normas Técnicas para Edificações de Goiânia-GO (LUNTEC-GO), iniciativa voltada ao aprofundamento crítico dos marcos normativos que regulam o ambiente construído na cidade. Atua no desenvolvimento e coordenação de projetos e gestão de obras. Tem interesse em temas relacionados ao retrofit arquitetônico, reabilitação do ambiente construído e projeto habitacional.

Luana Machado dos Santos, Centro Universitário Araguaia

Mestra em Engenharia de Produção e Sistemas e Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possuo MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Consultoria, além de especialização em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais. Tenho uma trajetória marcada pela inovação e pelo empreendedorismo. Fui premiada em 1 lugar no Desafio Indústria Hack Innovation (2018), em Goiânia, e conquistei o 2 lugar no Desafio AgroStartup durante a Campus Party Goiás. Atuo como Professora e Conteudista no Centro Universitário Araguaia, nas modalidades presencial e EAD. Também coordeno os MBAs em Gestão Comercial, Gestão de Processos e Liderança de Alta Performance, Marketing Digital e Neurociência do Consumo, e Gestão Avançada das Cadeias Produtivas no Agronegócio. Além disso, sou Coordenadora Geral do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da instituição. Experiência sólida nas áreas de Administração, Empreendedorismo, Gestão de Negócios e Engenharia de Produção, com ênfase em temas como Manufatura Aditiva, Indústria 4.0, Metodologia Ágeis, Gestão de Projetos, Sustentabilidade, Gestão da Qualidade, Lean Manufacturing, Planejamento Estratégico, Metodologias Ativas e Inovação. Minha jornada acadêmica e profissional me levou a compartilhar conhecimento como palestrante e mentora em diversos eventos de destaque, como Campus Party, AgroStartup e Hackathon da NASA. Sou apaixonada por transformar a educação e os negócios por meio da tecnologia e do desenvolvimento humano. Acredito no poder da inovação e da educação contínua para gerar impacto positivo e promover o crescimento sustentável de empresas, instituições e pessoas.

Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora associada na Universidade Federal de Goiás - UFG, Setor Engenharia de Biossistemas - EA/UFG. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2003), mestra em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2007) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Esteve em Colaboração Técnica com a Universidade Federal do Paraná, no curso de Arquitetura e Urbanismo (2018-2020). Coordena o grupo de estudos em Tecnologia da Arquitetura para Ciências Agrárias (TACA) e é membra do Núcleo de Pesquisa em Cultivo de Cannabis sativa (NUPECC), ambos da UFG. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (PPGPROCIDADE) da Faculdade de Artes Visuais - FAV/UFG. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas de ensino, pesquisa e extensão: Tecnologia da Arquitetura, Desenho Técnico, Gestão de Materiais, Resíduos de Construção, Projeto de Arquitetura, Metodologias Ativas.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 6, de 2 de fevereiro de 2006. Câmara de Educação Superior, 2006.

ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista brasileira de Educação, p. 129-137, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LzrRLxY6MqFdv5cs8JqRK8z/?format=html&lang=pt Acesso em: 20 ago. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. Editora Atlas, 2020.

LEAL, Gabriela de Souza. Propostas para o ensino dos conteúdos de arquitetura e urbanismo através de ferramentas digitais. 2018. 234 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://proarq.fau.ufrj.br/producao/teses-e-dissertacoes/916/propostas-para-o-ensino-dos-conteudos-de-arquitetura-e-urbanismo-atraves-de-ferramentas-digitais. Acesso em: 28 out. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso; GRALA DA CUNHA, Eduardo; MONTEIRO KREBS, Carlos. Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 12–25, 2016. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18367. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367. Acesso em: 28 ago. 2025.

SILVA, P. R. F. O processo de projeto sob a ótica da formação do Arquiteto e Urbanista da PUC GO. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/1213eebd-18ff-4f71-be97-c5a4b605e70c Acesso em: 20 ago. 2025

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.

Published

2026-01-08

Issue

Section

Articles