AVALIAÇÃO ENQUANTO PROCESSO: UM OLHAR SOBRE AS DISCIPLINAS DE PROJETO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Palabras clave:
avaliação, projeto arquitetônico, ensino de arquitetura, aprendizagem, práticas pedagógicasResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo avaliativo nas disciplinas de projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, considerando sua contribuição para a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário semiestruturado a estudantes e professores. O estudo se caracteriza como um survey, com coleta de dados realizada entre os dias 29 de março e 10 de abril de 2025. Foram investigadas as práticas avaliativas adotadas nos ateliês de projeto, os critérios utilizados pelos docentes e a percepção dos discentes sobre a justiça, clareza e efetividade das avaliações. Os resultados revelam a existência de lacunas no processo avaliativo, como a ausência de critérios objetivos e a limitação das devolutivas para o aprendizado contínuo. Com base nos dados obtidos, o trabalho propõe diretrizes para aprimorar a avaliação nas disciplinas de projeto, tornando-a mais formativa, transparente e alinhada com princípios de aprendizagem mais significativa.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 6, de 2 de fevereiro de 2006. Câmara de Educação Superior, 2006.
ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Revista brasileira de Educação, p. 129-137, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LzrRLxY6MqFdv5cs8JqRK8z/?format=html&lang=pt Acesso em: 20 ago. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. Editora Atlas, 2020.
LEAL, Gabriela de Souza. Propostas para o ensino dos conteúdos de arquitetura e urbanismo através de ferramentas digitais. 2018. 234 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://proarq.fau.ufrj.br/producao/teses-e-dissertacoes/916/propostas-para-o-ensino-dos-conteudos-de-arquitetura-e-urbanismo-atraves-de-ferramentas-digitais. Acesso em: 28 out. 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
RHEINGANTZ, Paulo Afonso; GRALA DA CUNHA, Eduardo; MONTEIRO KREBS, Carlos. Ensino de projeto de arquitetura no limiar do século XXI: Desafios frente às dimensões ambiental e tecnológica. Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 12–25, 2016. DOI: 10.21680/2448-296X.2016v1n1ID18367. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/18367. Acesso em: 28 ago. 2025.
SILVA, P. R. F. O processo de projeto sob a ótica da formação do Arquiteto e Urbanista da PUC GO. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/1213eebd-18ff-4f71-be97-c5a4b605e70c Acesso em: 20 ago. 2025
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado