ANÁLISE DA TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FASE II DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL DE GOIÂNIA-GO
Keywords:
Educação Ambiental, Temas Transversais, Meio AmbienteAbstract
A educação ambiental é vista como um instrumento crucial para a mudança de hábitos e atitudes da sociedade,no qual se objetiva alcançar a qualidade ambiental e propiciar beneficio para as gerações atuais e futuras, demodo que possamos alcançar o desenvolvimento sustentável. Visto que a educação ambiental é o principio quetem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental aborda a temática em destaqueem um dos temas transversais denominado “Meio Ambiente” disposto pela Política Nacional do Meio Ambiente.Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal analisar a transversalidade da educação ambiental nasdisciplinas que compõe a fase II do ensino fundamental de algumas escolas da rede pública municipal e estadualdo muniípio de Goiânia, e demais objetivos secundários em realizar o levantamento dos métodos de ensino utilizados pelos professores para trabalhar a educação ambiental de forma transversal; identificar as principaisdificuldades encontradas pelos docentes e as principais dificuldades dos discentes em compreender assuntosligados ao meio ambiente. Para concretização dos objetivos adotou-se a metodologia de visitas In loco em 6escolas, realizada as visitas procedeu-se com a aplicação de questionários composto por questões que incluemdescrição e aspectos socioeconômicos dos professores entrevistados e perguntas sobre a percepção e educaçãoambiental. Após as entrevistas, os questionários foram analisados e suas respostas intercruzadas, uma vez que asrespostas foram analisadas em conjunto para apresentar melhor significado. Posteriormente, destinou-se a fase deavaliação da percepção docente.Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.