ANÁLISE DA TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FASE II DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL E ESTADUAL DE GOIÂNIA-GO
Palabras clave:
Educação Ambiental, Temas Transversais, Meio AmbienteResumen
A educação ambiental é vista como um instrumento crucial para a mudança de hábitos e atitudes da sociedade,no qual se objetiva alcançar a qualidade ambiental e propiciar beneficio para as gerações atuais e futuras, demodo que possamos alcançar o desenvolvimento sustentável. Visto que a educação ambiental é o principio quetem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental aborda a temática em destaqueem um dos temas transversais denominado “Meio Ambiente” disposto pela Política Nacional do Meio Ambiente.Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal analisar a transversalidade da educação ambiental nasdisciplinas que compõe a fase II do ensino fundamental de algumas escolas da rede pública municipal e estadualdo muniípio de Goiânia, e demais objetivos secundários em realizar o levantamento dos métodos de ensino utilizados pelos professores para trabalhar a educação ambiental de forma transversal; identificar as principaisdificuldades encontradas pelos docentes e as principais dificuldades dos discentes em compreender assuntosligados ao meio ambiente. Para concretização dos objetivos adotou-se a metodologia de visitas In loco em 6escolas, realizada as visitas procedeu-se com a aplicação de questionários composto por questões que incluemdescrição e aspectos socioeconômicos dos professores entrevistados e perguntas sobre a percepção e educaçãoambiental. Após as entrevistas, os questionários foram analisados e suas respostas intercruzadas, uma vez que asrespostas foram analisadas em conjunto para apresentar melhor significado. Posteriormente, destinou-se a fase deavaliação da percepção docente.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado