ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ANATÔMICAS MAIS FREQUENTES DESCRITAS ENTRE 2010 E 2012

Authors

  • Alisson de Alcântara Itacarambi PUC-GOIAS
  • Gilvan Lopes dos Santos PUC-GOIAS
  • Igor Gomes de Oliveira UEG
  • Nilza Nascimento Guimarães Faculdade Araguaia

Keywords:

Variações anatômicas, Incidência, Procedimento invasivo, Profissionais de saúde.

Abstract

A anatomia humana constitui um conhecimento fundamental para o profissional de saúde, pois o corpohumano é o seu objeto de trabalho. A descoberta de variações anatômicas constitui um marco importante noestudo da anatomia humana, porque fornecem subsídios para a interpretação das mais variadas situações emque os tratamentos requerem abordagens invasivas pelos profissionais de saúde. Neste contexto o presentetrabalho teve por objetivo levantar incidência das variações anatômicas mais frequentes entre os anos de2010 e 2012, caracterizado por meio da adequada avaliação de artigos científicos indexados que descrevemos achados anatômicos, o que vem a identificar os últimos estudos envolvendo esse tema. Foram ressaltadosos achados mais frequentes e destacou-se a relevância de cada tipo para os profissionais da área de saúde emface ao parco conhecimento a respeito das inúmeras variações anatômicas existentes e suas possíveisconsequências. Na presente investigação foram encontrados 260 artigos sobre variações anatômicas,publicados entre 2010 e 2012. Deste total, as publicações sobre o sistema esquelético representam 21,9% dasvariantes encontradas, enquanto os artigos descrevendo variantes do sistema circulatório foram 33,8%, dosistema muscular 9,2%, digestório 7,7%, respiratório 3,8%, nervoso 18,5%, urinário 2,3% e sistemaendócrino apenas 2,3%. As publicações sobre o sistema sensorial (0,4%) representam o menor número deartigos científicos encontrados. A prevalência destas e outras variações anatômicas devem ser ponderadasnas condutas cirúrgicas e diagnósticas, ainda que não aparentem interferir no funcionamento do organismo,reforçando a importância da sua aplicação na grade curricular de ensino da graduação.

Author Biographies

Alisson de Alcântara Itacarambi, PUC-GOIAS

PUC-GOIAS

Gilvan Lopes dos Santos, PUC-GOIAS

PUC-GOIAS

Igor Gomes de Oliveira, UEG

UEG

Nilza Nascimento Guimarães, Faculdade Araguaia

Faculdade Araguaia

Published

2014-04-01

Issue

Section

Articles