ANÁLISE DAS VARIAÇÕES ANATÔMICAS MAIS FREQUENTES DESCRITAS ENTRE 2010 E 2012
Palabras clave:
Variações anatômicas, Incidência, Procedimento invasivo, Profissionais de saúde.Resumen
A anatomia humana constitui um conhecimento fundamental para o profissional de saúde, pois o corpohumano é o seu objeto de trabalho. A descoberta de variações anatômicas constitui um marco importante noestudo da anatomia humana, porque fornecem subsídios para a interpretação das mais variadas situações emque os tratamentos requerem abordagens invasivas pelos profissionais de saúde. Neste contexto o presentetrabalho teve por objetivo levantar incidência das variações anatômicas mais frequentes entre os anos de2010 e 2012, caracterizado por meio da adequada avaliação de artigos científicos indexados que descrevemos achados anatômicos, o que vem a identificar os últimos estudos envolvendo esse tema. Foram ressaltadosos achados mais frequentes e destacou-se a relevância de cada tipo para os profissionais da área de saúde emface ao parco conhecimento a respeito das inúmeras variações anatômicas existentes e suas possíveisconsequências. Na presente investigação foram encontrados 260 artigos sobre variações anatômicas,publicados entre 2010 e 2012. Deste total, as publicações sobre o sistema esquelético representam 21,9% dasvariantes encontradas, enquanto os artigos descrevendo variantes do sistema circulatório foram 33,8%, dosistema muscular 9,2%, digestório 7,7%, respiratório 3,8%, nervoso 18,5%, urinário 2,3% e sistemaendócrino apenas 2,3%. As publicações sobre o sistema sensorial (0,4%) representam o menor número deartigos científicos encontrados. A prevalência destas e outras variações anatômicas devem ser ponderadasnas condutas cirúrgicas e diagnósticas, ainda que não aparentem interferir no funcionamento do organismo,reforçando a importância da sua aplicação na grade curricular de ensino da graduação.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado