ALERGIA ALIMENTAR COMO UMA DAS DIMENSÕES DA INCLUSÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Formação humana, Formação docente, Educação Inclusiva.Abstract
Este trabalho se propõe a discutir uma das dimensões da Inclusão, pouco discutida no contexto daprática docente na Educação Infantil: Alergia Alimentar. A temática pressupõe a compreensão dainterface das áreas Educação e Medicina, na perspectiva da formação humana. O texto apresentafundamentação teórica dos campos Educação e Medicina com o intuito de preconizar algumasconsiderações sobre a Alergia Alimentar em crianças, no contexto da Educação Infantil. Somam-se aesses pressupostos as inferências das autoras a partir dos relatos de mães de crianças com AlergiaAlimentar, como elementos problematizadores sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil.Tais relatos evidenciam a relevância social e acadêmica da temática sinalizando a necessidade deampliação e de aprofundamento da temática apresentada nesse artigo. O presente estudo sintetiza queapesar do cuidar e o educar na Educação Infantil serem respaldados na legislação e por estudos epesquisas como premissas constitutivas das práticas e propostas pedagógicas na Educação Infantil, emse tratando dos casos de Alergia Alimentar o direito ao atendimento, de forma a assegurar o bem estar,saúde, a formação para a autonomia e a interação com os pares, na perspectiva da inclusão seapresenta como um desafio posto, uma vez que algumas práticas pedagógicas convergem em ações decunho excludente e até mesmo expõem as crianças alérgicas à situações que agravam seu estado desaúde e bem estar. Alergia Alimentar é uma questão complexa que merece investigação e estudos noscampo da Medicina e da Educação.Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright of the published articles will be transferred to the Uniaaraguaia Magazine, allowing its subsequent reproduction as transcription and with due citation of source. In the event of acceptance and before the publication of the article, the plaintiff (s) shall write a statement formally transferring copyright to the magazine.
The author may also print and distribute copies of his article, provided that he mentions that the rights belong to the Uniaaraguaia Magazine.
Author rights include the right to reproduce in full or partly by any means, distribute this article, including figures and photographs.
By submitting originals to the Uniaaraguaia magazine, the author or authors express agreement with the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant Uniaraguaia magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of work with recognition of the authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-expiration distribution of the work version published in this magazine (eg publish in institutional repository or as book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work.